O que é o Centro de Vida Independente

O Centro de Vida Independente (CVI) é uma organização sem fins lucrativos, constituída e dirigida por pessoas com diversidade funcional, que tem por objectivo base a defesa e a divulgação da filosofia de Vida Independente em Portugal.

Seguindo os princípios da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pretende-se a melhoria da qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional, através da filosofia de Vida Independente e também da actuação noutras áreas onde exista necessidade de alterar paradigmas ou possamos dar um contributo útil para a construção de uma sociedade melhor.

A filosofia de Vida Independente pretende que a pessoa com diversidade funcional seja o centro da acção, passando a ser esta a controlar a sua vida, podendo escolher com quem vive, onde vive, o que faz na vida sem que esteja condicionada a imposições externas, como a institucionalização, onde perde, quase sempre, a possibilidade de ter uma vida autónoma e decidida por si mesmo – Saiba mais sobre a Vida Independente.

O CVI é, também, responsável pela gestão do Projeto Piloto de Vida Independente, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, estando criadas as condições de base para um processo de empowerment (pois os utilizadores são responsáveis por todas as decisões) e para o fomento do apoio interpares das pessoas com diversidade funcional.

A criação do CVI é uma ação que, dependendo das pessoas com diversidade funcional, é indispensável para dar sentido e permitir o avanço da filosofia de Vida Independente.

O CVI tem como objectivos:

  • Fomentar a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional.
  • Promover a filosofia de Vida Independente entre as pessoas com diversidade funcional, público em geral, decisores políticos e administrações central, regionais e locais.
  • Contribuir para a criação de Centros de Vida Independente e estimular a solidariedade e o estabelecimento de redes entre eles.

Pretendemos desenvolver inúmeras actividades para atingir esses objectivos:

  • Gerir sistemas de Vida Independente, nomeadamente o Projeto-Piloto de Vida Independente LX.
  • Garantir a sustentabilidade do Centro de Vida Independente e da prestação de assistência pessoal, através da procura de fontes de financiamento.
  • Divulgar e disseminar o conceito de Vida Independente.
  • Contribuir para a definição de Políticas Públicas referentes às pessoas com diversidade funcional e monitorizar a implementação das mesmas.
  • Fomentar o diálogo, apoio e aconselhamento interpares.
  • Promover e/ou realizar estudos na área da deficiência.
  • Sensibilizar/formar e prestar consultoria na área da deficiência em geral.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s